Na última sexta-feira (22/03), a ALM participou da Assembleia da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), realizada em Alegrete/RS.
A AMFRO, filiada à FAMURS, é uma entidade integrada por 13 municípios localizados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul: Alegrete, Barra do Quaraí, Itacurubi, Itaqui, Maçambara, Manoel Viana, Rosário do Sul, Quaraí, Sant’Ana do Livramento, Santa Margarida do Sul, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. A assembleia contava também com a participação do Consórcio do Desenvolvimento do Pampa (CODEPAMPA), um consórcio intermunicipal com a missão de promover o desenvolvimento da região de fronteira.
Na ocasião, a ALM apresentou o projeto Diagnóstico para Gestores na Faixa de Fronteira. O projeto, realizado em parceria com o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), no âmbito do Programa de Desenvolvimento das Capacidades para Integração e Desenvolvimento Regional (PCDR), objetiva identificar as percepções dos gestores públicos da Zona Sul acerca das oportunidades e desafios de um território no qual coexistem munípios lindeiros, na Faixa de Fronteira e cidades gêmeas na Zona Sul do estado riograndense.
A apresentação contou com falas do diretor da ALM, Prof. Dr. Gilberto Loguercio Collares, assim como a professora encarregada do projeto, Profa. Dra. Fernanda de Moura Fernandes. Após, foi realizada uma roda de conversa discutindo reflexões e questionamentos, presidida pelo presidente da AMFRO e prefeito de Barra do Quaraí Maher Jaber e pelo presidente da CODEPAMPA e prefeito de Uruguaiana Ronnie Peterson Mello. A expectativa é avançar em ações colaborativas e aprofundar as discussões sobre a Faixa de Fronteira junto à AMFRO.
Para ter um melhor acesso às notícias siga-nos nas redes sociais: https://www.instagram.com/agencialagoamirim/