A emergência climática que vivemos remete a urgência, devido aos eventos causadores de cheias nas bacias hidrográficas gaúchas, exige informação confiável em termos de qualidade e atualização.
Para tanto sistematizamos dados de fontes distintas e corrigimos as referências de nível, visando compatibilizar as informações.
As medições de níveis mais antigas têm referência ao marégrafo de Torres mas a referência atual e oficial (IBGE) deve estar no marégrafo de Imbituba (SC), portanto, os dados corrigidos e apresentamos todos referenciados neste marégrafo.
A busca das informações básicas ocorre duas vezes por dia de várias formas e, muitas delas nas estações automáticas que apresentam os dados medidos em tempo real. A divulgação desse conjunto de informações, aqui sistematizadas, será realizada às 8 h e 18 h para subsídio à tomada de decisão.
As fontes de informação são: Serviço Geológico do Brasil (SGB), Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul (instagran), sistema TideSat UFRGS e Agência da Lagoa Mirim-UFPel.
Gráfico do dia 13/05/2024 com os respectivos níveis e dias das cidades banhadas pela Lagoa dos Patos e Mirim. Fonte ALM.