ALM recebe equipes do DNIT, IBAMA e ANTAQ, de vistoria para implantação da Hidrovia Uruguay-Brasil e para infraestrutura aquaviária na região _ POGON_Terminal Portuário Multimodal São Gonçalo, Rio Grande/RS

Entre os dias 10 e 14 de Abril de 2023 a ALM recebeu agentes do DNIT, do IBAMA e da ANTAQ, que realizaram uma vistoria na Lagoa Mirim e Canal de São Gonçalo com vistas aos estudos ambientais relativos a Hidrovia Uruguai-Brasil. Com suporte logístico da Marinha do Brasil e da própria ALM, a comitiva esteve empenhada em reconhecer pontos considerados sensíveis ecologicamente além de entrar em contato com diferentes atores da sociedade que poderão ser impactados pela instalação da Hidrovia Uruguay-Brasil através das águas da Lagoa Mirim e do canal de São Gonçalo.
Na terça-feira (11), durante a manhã a equipe do IBAMA fez uma inspeção embarcada no Canal de São Gonçalo desde a ponte da BR392 até a Lagoa dos Patos, entrevistou pescadores da comunidade do Pontal da Barra e vistoriou área a ser licenciada. Nesta ocasião a equipe de empreendedores, CEO do POGON, Sr, Diógenes Gonçalves e sua equipe técnica, acompanhada da equipe da ALM visitaram a área do futuro empreendimento que se situa na margem direita do Canal São Gonçalo imediatamente após a BR392, Ponte sobre o Canal São Gonçalo, numa área de 170ha.
Na parte da tarde os representantes de DNIT, IBAMA e ANTAQ estiveram presentes na reunião do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim e Canal São Gonçalo, quando expuseram as pretensões do governo federal acerca da Hidrovia Uruguay-Brasil e ouviram as demandas dos membros do comitê. Ainda na tarde de terça feira foi realizada uma visita à Barragem do Canal de São Gonçalo e sua eclusa, administrada pela ALM.
Na quarta feira, dia 12, a expedição de inspeção rumou por terra em direção a Santa Vitória do Palmar, passando pela vila da Capilha e pela ESEC do Taim onde observação às áreas adjacentes à hidrovia forma visitadas e novas entrevistas com pessoas da comunidade foram realizadas. Na tarde deste dia foi realizada navegação na porção sul da Lagoa Mirim para inspeção entre outros locais, na região do Porto de Santa Vitória do Palmar e em áreas de captação de águas para irrigação de lavouras orizícolas.
Na quinta-feira (13), a equipe apontou seu olhar para a porção norte da Lagoa Mirim. Neste dia ocorreu a navegação desde a Vila de Santa Isabel, na região do Canal do Sangradouro até a foz do Arroio Grande e no Canal de São Gonçalo até a Ilha Grande, observando pontos de interesse ao longo do percurso, como locais de captação de águas para irrigação e berçários de aves migratórias e possíveis destinos de material dragado. Por fim, na sexta-feira (14), as equipes IBAMA, ANTAQ e DNIT, regressaram a Brasília.

es_UYES