A Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM) recebeu no dia 20 de abril o Workshop para a validação de resultados para a “Elaboração de um Roteiro para promover o Desenvolvimento Integral da Região Transfronteiriça em torno da Lagoa Mirim”. A ALM, como membro e sede executiva da Comissão Mista Brasileiro-Uruguaia para o Desenvolvimento da Lagoa Mirim (CLM), tem participado ativamente das discussões acerca da implantação da Hidrovia Uruguai-Brasil, como um dos membros da Secretaria Técnica da Hidrovia, criada em 2010.
Este evento fez parte do diagnóstico para a implantação da Hidrovia Uruguai-Brasil, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF, a partir de parceria estabelecida entre este organismo internacional e o Ministério da Economia do Brasil, em 2022. Estiveram presentes os representantes do CAF Sr. Felipe Zelmar Gonzalez Rossi, Ejecutivo de Preinversión de Proyectos de Infraestructura e Assessora Técnica, Sra. Verônica Oliveira; o Diretor da ALM, Prof. Gilberto Loguercio Collares; e representantes de distintos órgãos públicos e privados, dentre os quais o Sr. Gilmar Bazanella, Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, no ato representando a prefeita municipal; o Eng. Fernando Corrêa dos Santos, o Superintendente de Projetos Portuários e Aquaviários na Infra S.A; o Sr. Cristiano Klingler, presidente da PORTOS RS, os quais compuseram a mesa de abertura, que inaugurou o evento.
A AIC Estudios y Proyectos, empresa argentina de consultoria contratada pela CAF para a realização dos estudos, apresentou os principais resultados e implicações do projeto da Hidrovia para a região. Os estudos apresentaram os potenciais da Hidrovia frente às capacidades produtivas instaladas, às cadeias de valor binacionais, à gestão transfronteiriça e à identificação dos impactos socioeconômicos da hidrovia no desenvolvimento da região. Após a exposição, foram formados grupos de trabalho para discutir os objetivos do projeto. Os participantes foram incentivados a debater diferentes metas propostas no projeto de construção da Hidrovia, opinando sobre a sua factibilidade, bem como sobre seus prazos.
O evento foi promovido, na mesma semana, tanto na cidade de Pelotas quanto na cidade de Treinta y Tres, no Uruguai. com o comparecimento de autoridades, agentes públicos e agentes privados, relevantes para a discussão do tema.