Distrito de Irrigação da Barragem do Arroio Chasqueiro – DIBAC

Criação

Como resultado dos estudos realizados pelo projeto CLM/FAO/PNUD para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim, o sistema do Chasqueiro foi considerado um projeto piloto na área de irrigação, com o objetivo de adquirir experiência capaz de ser transferida a outros projetos de maior porte. Sua finalidade era, com a área irrigável aproximada de 10.000 ha, desenvolver a produção hortigranjeira, da soja, do arroz e de outras culturas não tradicionais da região, tendo em vista a necessidade de suprir a indústria alimentícia existente na cidade de Pelotas e seu entorno. Em dezembro de 1976 foram concluídos os projetos básicos do distrito de irrigação e da barragem. Desde a publicação do Decreto nº 1.148 de 26 de maio de 1994, que criou a ALM, as obras públicas da barragem do Arroio Chasqueiro e o sistema de irrigação a ela associado são administradas pela Universidade Federal de Pelotas.

Características técnicas

Segundo estudos e projeto básico desenvolvidos, a disponibilidade hídrica média de longo prazo  permite irrigar por gravidade, com garantia de 95% do tempo, cerca de 6.000 ha por ano. Em anos de elevada pluviosidade esta capacidade de irrigação pode exceder a 7.000 ha, porém decai para menos de 3.000 ha em anos de estiagens severas, considerando o sistema tradicional de usos que adota exclusivamente água oriunda da barragem.

A disponibilidade hídrica média de longo prazo, segundo estudos e projeto básico desenvolvidos, permite irrigar, por gravidade, com garantia de 95% do tempo, cerca de 6.000 ha por ano. Em anos de elevada pluviosidade esta capacidade de irrigação pode exceder a 7.000 ha, porém decai para menos de 3.000 ha em anos de estiagens severas, considerando o sistema tradicional de usos que adota exclusivamente água oriunda da barragem.

Importância       

O distrito visa aumentar a disponibilidade hídrica e garante a produção agrícola, evitando perdas de safra consequentes das frequentes estiagens de primavera-verão. Além disso, ocorre o aproveitamento racional de recursos de água e solos para a implantação e desenvolvimento da agricultura irrigada. Sua criação foi fundamental para o desenvolvimento da microrregião da bacia hidrográfica Mirim-São Gonçalo, que depende direta ou indiretamente dessa forma de agricultura.

Barragem do Arroio Chasqueiro
Foto Barragem
es_UYES