O Laboratório de Águas e Efluentes da Agência para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim realiza análises físico-químicas e microbiológicas voltadas ao monitoramento da qualidade de diversos tipos de águas e efluentes industriais e de outros segmentos, além da prestação de serviços para a comunidade externa.
O controle da qualidade da água deve ser feito tendo em mente os problemas de saúde que podem surgir caso ela esteja contaminada. Nesse sentido, gestores públicos e usuários da sociedade civil precisam seguir as normas das legislações sanitárias e ambientais vigentes – no Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, Ministério de Minas e Energia, Ministério do Meio Ambiente -, controlando a qualidade de processos produtivos dos setores primário e secundário e a eficiência de estações de tratamento.
Serviços
O atendimento do Laboratório de Águas e Efluentes da ALM é realizado entrando em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (53) 3284-3138 | (53) 3284-3139.
As coletas de amostras de água são feitas por técnicos treinados. O monitoramento da qualidade de água é necessário, entre outros motivos, para obter-se o licenciamento ambiental de empreendimentos frente à FEPAM. Os parâmetros utilizados pela ALM para a análise dos efluentes estão disponíveis aqui: Parâmetros Realizados.
Para a Universidade Federal de Pelotas, a ALM realiza o monitoramento mensal da Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo em 13 pontos ao longo de toda a extensão da Lagoa e em alguns de seus afluentes, como o Canal São Gonçalo, o Arroio Grande e o Rio Jaguarão.. No campus Capão do Leão, semanalmente são coletadas amostras da água bruta oriunda da estação de tratamento e de mais dois pontos da rede, um deles o restaurante universitário. Os dados são repassados para o núcleo de planejamento ambiental da UFPel e para os responsáveis pela estação de tratamento. Esses dados são de livre acesso e disponibilizados mediante a solicitação.
Segmentos atendidos:
- Indústrias químicas, têxteis, mecânicas, de alimentos;
- Farmacêuticas, de envase de água mineral e de gelo, curtumes;
- Beneficiamento de arroz;
- Farmácias de manipulação;
- Cozinhas industriais e restaurantes;
- Hospitais, clínicas, consultórios odontológicos;
- Creches e escolas;
- Postos de saúde;
- Núcleos residências;
- Lavanderias comerciais;
- Clubes e academias de ginástica;
- Hotéis e motéis;
- Prefeituras municipais.
Aplicações do Controle de Qualidade de Águas:
- Águas de Poços Artesianos;
- Águas de Caldeiras e Torres de resfriamento;
- Águas para Fabricação de Medicamentos e Cosméticos;
- Águas de Arroios e Barragens para Irrigação de Lavouras e Pomares;
- Águas Potáveis: para Uso em Processo Industrial;
- Bebedouros para Envase e Reservatórios;
- Águas de Piscinas;
- Águas Envasadas de Minas e Nascentes.