A Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo é um espaço binacional localizado no extremo-sul do Brasil e a leste do Uruguai. Ela está situada entre os paralelos 31°30’ e 34°30’S e os meridianos 52° e 56°W, a BHMSG corresponde a uma superfície de aproximadamente 62.250 km² de área, dos quais 29.250 km² (47%) estão em território brasileiro e 33.000 km² (53%) em território uruguaio. Seu principal manancial hídrico, a Lagoa Mirim está localizada sobre a planície costeira, possuindo uma largura média de 20 km, e 3.750 Km² de área superficial, sendo 2.750 Km² em território brasileiro e 1.000 Km² em território uruguaio.
O lago e os complexos de áreas úmidas que o contornam, estabelecem uma das principais bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul, compreendendo uma grande diversidade de flora e fauna e forma com a Laguna dos Patos o maior complexo lagunar da América do Sul. A conexão entre os dois sistemas se dá através de um canal natural com 76 km de extensão, chamado de São Gonçalo, que escoa as águas da Lagoa Mirim para a Laguna dos Patos. Porém em épocas de estiagem esse escoamento se inverte e águas salobras fluem da Laguna dos Patos através do Canal São Gonçalo em direção à Lagoa Mirim.
Trata-se de uma importante bacia transfronteiriça onde prevalece o regime de águas compartilhadas, delimitando a fronteira desse espaço geográfico binacional limitando-se a leste com o Oceano Atlântico e ao sul com a República Oriental do Uruguai. A Lagoa Mirim e o complexo de áreas úmidas em seu entorno formam uma das principais bacias hidrográficas transfronteiriças da América do Sul, de grande importância ecológica e econômica.