Estação de Aquicultura

Criação e localização

A Estação de Aquicultura da ALM iniciou suas atividades em 1983, como uma unidade associada ao Distrito de Irrigação da Barragem do Arroio Chasqueiro (DIBAC). Essa estrutura está localizada no município de Arroio Grande, na margem da rodovia BR-116, Km 600, sentido sul, distando 83 km da cidade de Pelotas.

Características Técnicas

A estrutura da Estação de Aquicultura tem capacidade de produção estimada em torno de 1 milhão de alevinos/ano. Essa estrutura funcional engloba uma unidade de manutenção de reprodutores em sistema de recirculação de 25m3 (in door); uma unidade de manutenção de casais e desova; baterias de incubadoras cilíndrico cônicas (50–150L/fluxo contínuo); 36 unidades (1m3) para larvicultura e 42 viveiros escavados (≈15.000m2 lâmina d’água) para produção de zooplâncton, alevinagem, engorda e manutenção de reprodutores.

Importância

A Estação tem como meta principal o fomento ao desenvolvimento regional da piscicultura, podendo executar projetos de desenvolvimento e transferência de tecnologia e de produção de alevinos para repasse a produtores e órgãos de pesquisa.

Alguns trabalhos recentes têm sido desenvolvidos com espécies nativas e exóticas já introduzidas na Bacia do Atlântico Sul. Dentre as nativas, estão o jundiá Rhamdia quelen e os peixes-rei de água doce Odontesthes humensis e Odontesthes bonariensis. Como espécies exóticas introduzidas estão a carpa capim, Ctenopharingodon idella e a Tilápia, em especial do gênero Gift.

Mais recentemente a ALM, junto a sua Estação de Aquicultura, está desenvolvendo um termo de acordo de cooperação com a Cooperativa dos Pescadores de Santa Isabel, COOPESI, de Arroio Grande-RS. A intenção deste acordo é promover ações que apontem ao desenvolvimento da cadeia produtiva do peixe na bacia hidrográfica da Lagoa Mirim. Outra ação, nesse sentido, é o Projeto “Inovação em Aquicultura nas relações fronteiriças para o desenvolvimento regional: geração de linhagem de tilápias tolerantes ao frio através de epigenômica” coordenado pelo Prof. Vinicius Campos, membro da Comissão Técnica de Apoio à Coordenação da ALM, que trata de promover a expansão da produção sustentável de tilápias em ambientes de baixa temperatura no RS, através da geração de uma linhagem tolerante ao frio baseado em marcadores epigenéticos.

Aquicultura
Aquicultura
pt_BRPT_BR