ALM agora faz parte da Rede Euro-Latino-americana para a Governança Transfronteiriça de Bacias

ALM, gestora da bacia transfronteiriça da Lagoa Mirim, foi incorporada a Rede Euro-Latino-americana para a Governança Transfronteiriça de Bacias, durante o seu Terceiro Encontro, realizado na sede da Associação Latino-americana de Integração (ALADI), em Montevideo, Uruguay, no dia 18 de março de 2024.

Esta atividade foi organizada com o apoio da Associação de Regiões Fronteiriças Europeias (ARFE), a Comissão Administradora do Rio Uruguai (CARU), a Autoridade Binacional do Lago Titicaca (ALT), o Plano Binacional de Desenvolvimento da Região Fronteiriça do Equador e Peru, a Bacia Binacional Panamá e Costa Rica do Rio Sixaola e, especialmente, do Comite para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Uruguai (CCRU). O evento foi realizado no marco do projeto “Ventana – Adelante 2”, de Cooperação Triangular União Europeia – CARU – CCRU.

Também estiveram presentes na solenidade, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), a Agência Uruguaia de Cooperação Internacional (AUCI), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), a UNESCO, entre outras organizações vinculadas as principais hidrovias e bacias europeias e latino-americanas.

O coordenador da ALM, Gilberto Loguercio Collares, comenta que “a inserção da ALM na Rede vai possibilitar a troca de experiências na gestão transfronteiriça de bacias tanto em nível regional como em nível global, colocando a bacia da Lagoa Mirim e a experiência de Brasil e Uruguai nesse território para outras bacias transfronteiriças.

pt_BRPT_BR