ALM presente no território e em eventos no Uruguai, Argentina e Brasil.

A comissão técnica científica da ALM, liderada pelo diretor prof. Gilberto L. Collares, percorreu mais de 2500 km entre o Uruguai, a Argentina e a fronteira oeste do Rio Grande do Sul, Brasil, para participar de eventos de cooperação transfronteiriça.

A semana iniciou com a inclusão da ALM, representando a bacia da Lagoa Mirim, na Rede Euro-Latino-americana para a Governança Transfronteiriça de Bacias, durante o seu Terceiro Encontro, realizado na sede da Associação Latino-americana de Integração (ALADI), em Montevideo, Uruguay, no dia 18 de março de 2024. A Rede é composta por uma série de bacias europeias (como o Rio Reno, o Rio Minho, o Lago Alqueva e o Rio Guadiana) e latino-americanas (como o Rio Uruguai, o Lago Titicaca, o Rio Sixaola, o Rio Catamaio-Chira, o rio Mayo-Chichipe e o Rio Trifinio).

Foto do Terceiro Encontro da Rede Euro-Latino-Americana para a Governança Transfronteiriça de Bacias

Como integrante da Rede, a ALM participou do “Foro Euro-Latinoamericano sobre Desarrollo Sostenible de Cuencas Transfronterizas – Gobernanza Transfronteriza para la Protección de Áreas Naturales y Navegación Multimodal”, realizado no Centro de Convenções de Concórdia, Argentina, em 18 de março de 2024. Nessa ocasião, a comitiva da ALM apresentou para as entidades governamentais e não governamentais da Rede o seu histórico de gestão compartilhada entre Brasil e Uruguai das águas da Lagoa Mirim e projetos de desenvolvimento envolvendo a hidrovia Uruguai-Brasil e as áreas protegidas na bacia da Lagoa Mirim.

Foto do Foro Euro-Latinoamericano sobre Desarrollo Sostenible de Cuencas Transfronterizas – Gobernanza Transfronteriza para la Protección de Áreas Naturales y Navegación Multimodal

Entre atividades promovidas pela Rede, com apoio da Associação de Regiões Fronteiriças Europeias (ARFE), a Comissão Administradora do Rio Uruguai (CARU), e do Comitê para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Uruguai (CCRU), foi realizada, em 20 de março, uma visita técnica a Tríplice Fronteira do Rio Uruguai entre Argentina (Monte Caseros), Uruguai (Bella Unión) e Brasil (Barra do Quaraí), para conhecer o projeto do Corredor Biológico Trinacional. Na ocasião ocorreram diversas reuniões bilaterais com foco em desenvolvimento de projetos futuros envolvendo o turismo ambiental a gestão sustentável das águas, e a criação de novas áreas de conservação.

Finalizando a semana, a comitiva da ALM, se dirigiu para Alegrete, RS para participar, no dia 22 de março, Assembleia da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO). A AMFRO, filiada à FAMURS, é uma entidade integrada por 13 municípios localizados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Na ocasião foi apresentada o papel que a ALM exerce na gestão transfronteiriça da bacia da Lagoa Mirim e uma síntese dos resultados do projeto “Diagnóstico para Gestores na Faixa de Fronteira”, realizado pela ALM em parceria com o MIDR, PCDR e Azonasul. A professora Fernanda Fernandes, da comissão técnica cientifica da ALM apresentou os objetivos do diagnóstico, além das oportunidades, desafios e condições estruturais que impactam as capacidades governativas dos municípios na Zona Sul do estado riograndense. O coordenador da ALM, Gilberto Collares, colocou a estrutura da ALM e do MIDR a disposição da AMFRO para a replicação do diagnóstico naquela região, das quais os benefícios foram amplamente debatidos pelos prefeitos presentes e ratificado pelo presidente da AMFRO, o prefeito de Barra do Quaraí, Maher Jaber.

Foto da Assembleia da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO)

Para ter um melhor acesso às notícias siga-nos nas redes sociais: https://www.instagram.com/agencialagoamirim/

pt_BRPT_BR